Quer começar a desenvolver Android? Pergunte-me como.

Luis Filipe de Almeida
4 min readMay 21, 2021
Foto por Vladimir Fedotov, disponível em Unsplash

Essa semana segui uma iniciativa de um amigo de abrir mentoria para as pessoas que estão querendo iniciar na área de Android e precisam de alguma ajuda para começar ou reencontrar o caminho.

E nisso, eu me pus a pensar. O que eu diria para o pequeno Luís de três anos atrás fazer para otimizar os estudos? O que eu faria para que pudesse chegar mais longe do que eu cheguei?

Claro, cada pessoa tem a sua individualidade no aprendizado, mas reuni aqui algumas dicas que creio que podem deixar o caminho mais fácil.

1. Faça um curso até o final.

Acho que essa é a principal dica. Por que vamos lá, o ecossistema Android é muito grande. Grande mesmo. Com um escopo tão variado de conhecimento, acho extremamente importante que pelo menos no inicio, o estudo ter uma espinha dorsal.

Alem de ser uma ótima introdução, os projetos feitos nesses cursos são excelentes para mostrar numa entrevista de emprego.

Como sugestão, vou deixar aqui algumas opções que considero mais interessantes (Em português e em diferentes faixas de preço) para o inicio dos estudos.

1 — [De Graça] O canal do Douglas Motta no Youtube.

Acho o canal dele incrível, pois os conteúdos são muito dinâmicos e de fácil compreensão. Ele está fazendo agora uma serie para iniciantes em Android e já possui diversos vídeos só para a linguagem Kotlin.

2 — [De Graça] Fundamentos de Android em Kotlin

Adaptado dos Codelabs oficiais do google, só que em português. Uma série de textos super claros, bem explicados e totalmente práticos sobre os principais conceitos necessários para começar a desenvolver Android.

3 — [Bem barato] O livro Kotlin com Android — Crie aplicativos de maneira fácil e divertida.

É um dos livros mais baratos no mercado sobre desenvolvimento Android, por isso, o beneficio supera e muito o custo. Todos os capítulos são estruturados para o conhecimento ser bem escalável, ate apps mais complexos. Definitivamente um bom inicio.

4 — [Necessário Investimento] Alura

A Alura possui diversos cursos Android que formam uma formação inteira e dão o mapa da mina para quem está começando. O investimento é bem mais caro, mas deixa a base de conhecimento é bem sólida, inclusive, os cursos são atualizados constantemente conforme a plataforma avança.

2. Estude Kotlin.

Sejamos honestos, grande parte do dia-a-dia do desenvolvedor Android se constitui em fazer chamadas para uma API e mostrar os dados na tela. Apesar de parecer simples, isso faz com que muito do desenvolvimento seja relacionado a manipulação de objetos ou listas entre camadas de forma mais performática possível. E nesse quesito, o Kotlin brilha.

Muita coisa que nós resolvíamos manualmente com Java a linguagem já abstrai. Estudar Kotlin e entender o poder da mesma faz com que no final, nós nos concentremos apenas nos códigos que realmente importam.

3. Conheça o padrão arquitetural vigente.

No inicio, não acho super importante estudar a fundo Clean Architecture, diferentes Arquiteturas e Design Patterns existentes e seus modos de uso. Considero o conhecimento deveras abstrato e penso que exige certa rodagem do desenvolvedor para conseguir aplica-lo (Afinal, você precisa saber onde dói primeiro, certo?).

No entanto, estudar o padrão arquitetural vigente (no caso hoje o MVVM), como funciona a separação de camadas do Android e suas responsabilidades é extremamente importante para dar o pontapé inicial, pois torna viável sua participação em diferentes projetos e te torna muito mais atrativo para o mercado.

4. Estude testes.

Exemplo de pirâmide de Testes em developers.android.com

Entender um pouquinho da pirâmide de testes e sua importância no Desenvolvimento Android trás muitos benefícios a curto, medio e longo prazos. Além de te fazer programar melhor, o estudo de testes aproxima o desenvolvedor das outras áreas responsáveis por fazer um aplicativo nascer (como UX e QA) e consequentemente, a qualidade final do produto sobe muito.

Infelizmente, muitos dos desenvolvedores que conheci (eu incluso), protelaram o estudo de testes até um momento mais tarde em sua carreira.

Falando especificamente sobre testes unitários agora, a demora em começar a estudar gera um descompasso, fazendo com que o nível de complexidade com o qual conseguimos resolver problemas seja muito diferente do nível de complexidade com o qual conseguimos testar nosso código.

Na minha experiência pessoal, essa falta de compasso entre os estudos fez com que eu me desmotivasse bastante e tornou a rotina de estudos mais íngreme.

Então, se puder, estude testes desde o início ;)

Dica extra: Participe da comunidade

Mas e além disso, mais alguma dica? Bem o verdadeiro caminho do ouro está na convivência em comunidade. Por isso, sugiro fortemente que participe da comunidade do Android Dev Br no slack e dê uma olhada. Lá tem muito conteúdo bacana e sempre alguém disposto a ajudar na hora do aperto.

Alguma duvida, sugestão ou dica para acrescentar aqui? Pode me chamar!

--

--

Luis Filipe de Almeida

Android Developer na B2W Digital. Espero sinceramente que meus códigos sejam melhores que minhas receitas.